Dicas supremas para ter uma pele bonita e sem rugas

Ter uma pele bonita e sem rugas é sem dúvidas o sonho de quase todo mundo. Também não é para menos, já que nossa pele releva muito sobre o nosso interior e sobre o cuidado que temos conosco.

A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela funciona como a primeira barreira de proteção, impedindo que fatores externos penetrem e prejudiquem nossa saúde.

Mas além de ser um órgão de proteção, nossa pele também diz muito sobre nossa saúde e nossos hábitos de vida.

Talvez você não saiba, mas sua cútis está sob ataque o tempo todo. Fatores externos e internos podem levar à oxidação celular, que nada mais é que os conhecidos “radicais livres”, processo esse que pode levar à antecipação do processo de envelhecimento da pele, como rugas, manchas e flacidez.

O envelhecimento da pele é um processo natural e fisiológico, portanto ainda não há uma fórmula que possa estacionar ou impedir esse processo. Porém é sabido que existem fatores que aceleram esse envelhecimento.

O objetivo desse artigo é apresentar sete fatores que, se corrigidos, podem retardar o envelhecimento e te proporcionar uma pele bonita e sem rugas.

Sol em excesso

É provável que grande parte da população já tenha conhecimento de que o sol é um dos principais aliados do envelhecimento da pele. Mesmo assim, ao que parece, muitos não dão a devida importância a isso e frequentemente se expõem ao sol excessivamente e além disso não fazem uso do filtro solar e/ou outros meios de proteção.

Tomar sol em excesso, principalmente sem protetor solar, aumenta a oxidação celular e acelera a degradação de colágeno. Desta forma, as células ficam desidratadas e as rugas se formam. Além disso, o sol tende a deixar a pele mais áspera e as linhas de expressão mais visíveis.

Ninguém aqui está dizendo para evitar o sol a qualquer custo, mesmo porque sabe-se hoje em dia de sua importância na síntese de vitamina D. No entanto, para que sua pele não seja prejudicada, opte por tomar banho de sol antes das 10h e após as 16h, que são os horários de menor incidência da radiação ultravioleta.

Além disso, use sempre protetor solar, de preferência de fator acima de 50 FPS, mesmo em dias nublados. adequado ao seu tipo de pele e pigmentação, mesmo nos dias nublados.

Ao escolher um protetor, leia atentamente o rótulo a fim de levar para casa aquele mais adequado ao seu tipo de pele, ou seja, para peles ressecadas, sensíveis, mistas ou oleosas. Isso será de grande importância para o seu processo de habituar-se ao uso diário do filtro solar.

Cigarro

Não apenas a saúde dos órgãos internos é prejudicada com o tabagismo, mas o hábito de fumar é extremamente nocivo à nossa pele.

Os fumantes têm quase cinco vezes mais chances de desenvolver rugas do que aqueles que não fumam.

Fumar – e isso independe da quantidade de cigarros que você fuma – eventualmente causa danos às fibras que sustentam a pele do rosto, levando a rugas na área da boca e ao redor dos olhos.

A fumaça do cigarro também ativa genes responsáveis pela produção de enzimas que degradam, ou seja, quebram as moléculas de colágeno da pele. Toda vez que você fuma, leva muitos radicais livres para o corpo e acelera o envelhecimento da pele.

Estresse

Outro fator que acelera o processo de envelhecimento da pele é sem dúvida o estresse.

O estresse em doses pequenas é bom e útil para nossa sobrevivência, no entanto o estresse crônico, ou seja, aquele em que o indivíduo está constantemente exposto, é altamente prejudicial para a saúde de um modo geral bem como para a pele.

Quando se está estressado, é comum o franzimento das sobrancelhas e da testa de maneira mais acentuada, ação essa que contribui para formação de linhas de expressão e rugas, além da facilidade de se perder o sono (mais a frente trataremos disso).

Estudos também apontam que o estresse crônico pode ser responsável pela diminuição das atividades mitocondriais, as células responsáveis por gerar energia às células, o que pode levar a um aumento da produção de radicais livres.

Alimentação ruim

Usar protetor solar, hidratantes e ácidos é de muita importância para a pele, contudo, não se pode esquecer que a beleza começa de dentro para fora.

Sem dúvidas uma alimentação balanceada é um dos pilares para uma pele bonita e saudável. Portanto, deve-se evitar o consumo excessivo de carboidratos simples, açúcar, gordura e especialmente produtos industrializados.

Todas essas escolhas podem inflamar o corpo e essa inflamação vai se refletir na pele, pois ela ficará opaca, levando ao aparecimento de espinhas e cravos.

Não estamos dizendo aqui que você nunca mais poderá comer nada disso, mas estamos dizendo que deve-se fazer escolhas com consciência e equilíbrio. Escolha inserir em sua dieta alimentos menos inflamatórios, como fibras, frutas, legumes e vegetais crus e sua pele certamente agradecerá.

Sono deficiente

Como se acordar com olheiras e uma aparência cansada não fosse ruim o bastante, uma noite mal dormida pode afetar o funcionamento geral do corpo, pois normalmente o ser humano necessita de seis a oito horas de sono para que os hormônios sejam sintetizados eficientemente – e alguns hormônios só são metabolizados à noite.

Durante o dia, as funções de nossa pele variam, e é no período noturno, especialmente durante as horas do sono, que ela passa por um grande processo de renovação celular.

Além do mais, é durante o sono que os radicais livres, moléculas prejudiciais à pele, são eliminadas.

Álcool em excesso

O álcool pode deixar as pessoas felizes, mas seu consumo excessivo pode eventualmente dilatar os vasos sanguíneos que causam alterações celulares. É claro que isso não muita coisa a princípio, mas simplesmente o álcool pode deixar sua pele mais oleosa, propensa a descamação (principalmente na testa), eczema e manchas no rosto, e pode até levar às indesejadas “varizes”.

O corpo humano é composto por cerca de 70% de água e sua presença é de grande importância para o funcionamento adequado do nosso organismo.

A ingesta de álcool prejudica a reserva de água do corpo, pois para metabolizar uma molécula de álcool etílico – processo que se semelha ao da digestão – são necessárias nove moléculas de água. Quando não há água o bastante, ela começa a ser retirada de tecidos periféricos. Perder água afeta a pele, diminuindo o viço e contribuindo para o ressecamento e a descamação.

Excesso de limpeza

Por mais estranho que pareça, a pele não precisa estar limpa o tempo todo. Sabe aquele jargão “menos é mais”? Ele pode ser aplicado a esse tópico.

Como falamos na introdução desse artigo, a pele é um dos principais órgãos de proteção, mas a própria pele possui uma barreira protetora.

Falando especificamente da pele do rosto, ela possui uma barreira protetiva chamada de manto hidrolipídico. Esse manto, como seu nome sugere, é feito de água e lipídios e realmente exerce uma barreira de proteção contra microrganismos indesejados.

Ter uma pele com óleo em excesso é muito desagradável, bem como tê-la ressecada também é sinônimo de cabeça. O saudável é ter água e óleo em equilíbrio em nossa pele, pois isso mantém o manto hidrolipídico funcionando adequadamente e protegendo nossa pele.

Mas e o que isso tem a ver com esse tópico? Bem, o fato é que realizar uma limpeza exagerada, remove a oleosidade natural da pele prejudicando diretamente esse manto protetor.

O recomendado é lavar o rosto apenas duas vezes no dia, pela manhã e pela noite. Outro detalhe importante é: escolha o sabonete adequado ao seu tipo de pele, se oleosa, se mista ou ressecada.

Como ter uma pele bonita e sem rugas

Alcançar e manter a beleza e saúde de sua pele é quase como entrar em uma guerra: existem inúmeras batalhas a serem vencidas. Mas nada é impossível ou trabalhoso demais que não possa ser feito, a questão principal é ter bons hábitos e fazer com que alguns cuidados básicos sejam incorporados ao seu dia a dia e virem rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima