Primeira viagem de avião; dicas e passo a passo

Primeira viagem de avião! Para alguns pode surgir aquele friozinho gostoso na barriga ao pensar, mas para outros pode dar aquele nervoso de deixar a pessoa numa aflição só.

Também não é para menos. Afinal, a pessoa está saindo de sua cidade para um destino desconhecido, sem contar que existem diversos protocolos para embarcar em um avião.

Pensando nisso, preparamos este artigo onde iremos destrinchar os detalhes mais importantes e te preparar para chegar ao aeroporto sabendo de tudo que é necessário para sua primeira viagem de avião.

Quantas horas chegar ao aeroporto

Pode parecer besteira, mas na verdade uma viagem de avião requer algumas etapas burocráticas que são realmente necessárias. Então você não pode simplesmente chegar no aeroporto na hora que você julgar melhor, pois do contrário você não conseguirá embarcar, ainda que falte meia hora para a partida do seu voo.

Voo Nacional: Chegar com 2h de antecedência, principalmente se você for despachar bagagem.

Voo Internacional: Aí necessita de mais tempo. O ideal é de pelo menos 3h antes da partida do seu voo.

O que fazer assim que chegar ao aeroporto

A primeira coisa a fazer é procurar o guichê de sua companhia aérea, tipo Latam, Azul, Gol, etc.

É difícil encontrar? Não, é bem fácil, visto que esses guichês têm placas enormes.

Verificar a passagem e a bagagem

Passagem

Sobre a passagem, você tem três opções de emiti-la.

Uma delas é trazer no seu celular. Atualmente a maioria das empresas de vigem já fazem o check-in automático e enviam a passagem para o seu e-mail. Caso deseje, você imprimi, mas se não, você pode apresentar a passagem diretamente pelo celular.

A segunda opção é você imprimir a passagem nos totens das companhias aéreas. Para isso, você irá inserir as informações dos seus documentos. Normalmente, sempre há um atendente da companhia aérea para ajudar.

Mas se você é do time que gosta de um atendimento mais tradicional, existe ainda a terceira opção que é você ir até o balcão de atendimento e imprimir sua passagem direto com um atendente da companhia aérea.

Se essa é sua primeira viagem e você está realmente inseguro, acredito que essa terceira opção é a mais indicada para você, pois assim você pode até tirar outras dúvidas com o atendente.

Bagagem

Existem duas opções de lidar com suas bagagens. Uma é despachando e a outra levando-a com você para a cabine.

Neste último caso, é necessário atender alguns pré-requisitos, como tamanho e peso.

A maioria das companhias aéreas indica que as dimensões (altura, largura e profundidade) não devem ultrapassar 55 cm x 35 cm x 25 cm, respectivamente, para voos nacionais. Com relação ao peso, o máximo permitido é de até 10kg.

Quando o peso e a medida ultrapassam esses citados, você precisará despachar a mala. E, nesse caso, fique atento se a passagem que você adquiriu te dá o direito de despachar ou não sua bagagem.

Em todo caso, se não estiver incluso em sua passagem o despacho, você ainda pode pagar uma taxa a mais e despachar quantas malas (seu bolso) desejar.

Passar pelo Raio X

Tudo certo com sua passagem (impressa ou no celular) e tudo certo com sua bagagem (despachada ou carregando ela com você)?

Agora é o momento de você se dirigir à área de embarque.

Aqui nesse ponto, eles irão solicitar de você sua passagem e seu documento com foto e se estiver tudo certinho você irá passar para a próxima etapa, que é a do Raio X.

Lembra quando você vai a um banco e para adentrar você precisa colocar naquele compartimento ao lado da porta giratória tudo que é de metal? Aqui é bem parecido.

Você colocará todos os seus pertences ao lado em uma bandeja, tipo: sua mala de mão, mochila, bolsa, casaco, relógio, celular, cinto e então passará pelo raio X. O objetivo, é claro, é impedir que alguém leve algo proibido para dentro do avião.

Lembre-se, os seus pertences passam pelo raio X e você também. Mas não se preocupe que é tudo bem tranquilo.

Encontrar o portão de embarque

Passou pelo raio X? Agora a meta é encontrar seu portão de embarque. O portão de embarque é basicamente o portão por onde você entrará no seu avião.

Normalmente o número do portão de embarque já vem impresso na sua passagem, mas às vezes não está. Ou quando está, às vezes acontece de mudarem de última hora. Por isso você precisa também acompanhar nas telas que ficam espalhadas por todo canto.

Nessas telas, é mostrado os horários dos voos, destino e o portão de embarque, por isso vez ou outra dê uma olhada nelas.

Encontrou seu portão? O ideal é sempre esperar sentado nas cadeiras na frente dele para evitar qualquer problema.

Agora, é só aguardar eles chamarem teu voo pelo auto falante.

Cada passagem pertence a um grupo e a entrada no avião é feita seguindo sua ordem. Eles primeiro chamam o grupo da prioridade, então o grupo 2, 3… e assim sucessivamente.

Na sua passagem é descrito em que grupo você está, então verifique qual é o seu, pois não adianta você se levantar e correr pra entrar se eles estão chamando o grupo e 1 e você é do 4, por exemplo.

Primeira viagem de avião: dica final

Tudo de mais importante para sua primeira viagem de avião foi descrito acima. Mas pela minha experiência, acredito que primeiramente é importante fazer uma lista.

Uma lista? Sim, uma lista, pois organização é fundamental ao se fazer uma viagem e não é incomum que as pessoas esqueçam algo, e, acredite, você não vai querer chegara fila de embarque com o pensamento de que esqueceu algo.

Por último, lembre-se de relaxar e curtir todo o processo. Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima