Aprender as dicas para organizar um guarda-roupa é muito importante, especialmente se você passa horas e horas tentando encontrar uma peça para usar, o que acaba tomando muito tempo do seu dia.
Diferente do que você possa imaginar, essa organização não precisa ser uma tarefa que vai levar o dia todo. Com as dicas certas, você consegue deixar tudo arranjado em pouco tempo.
Então, para facilitar esse processo e fazer com que você nunca mais perca horas procurando uma roupa, nós separamos hoje 6 dicas de organização. Veja abaixo!
1 – Separe as peças que você não usa mais
Se você quer organizar o seu guarda-roupa, saiba que será necessário abrir espaço. Por isso, nada melhor do que desapegar daquelas peças que você não usa mais.
Sendo assim, faça uma seleção daquelas roupas que estão em bom estado, mas que você não usa mais e então coloque-as para doação. Aquelas que não podem ser doadas, busque fazer o descarte delas.
Para ajudar a definir o que manter no seu guarda-roupa e o que descartar, basta pensar quantas vezes aquele item foi usado no último ano. Se foram poucas vezes, então pode ser descartado.
Aquelas peças que não servem mais também devem ser doadas. Então, é o momento de realmente colocar em prática o desapego.
2 – Agora separe as peças por categorias
Após ter definido o que vai ser doado e o que vai ficar, o passo seguinte das nossas dicas para organizar guarda-roupa é separar as peças de acordo com categorias.
Desse modo, você só vai precisar estabelecer onde cada categoria vai ficar dentro do guarda-roupa, facilitando o acesso às peças no momento em que você precisar.
Mas afinal, quais categorias são essas? Bom, abaixo listamos algumas delas que vão ajudar você no momento de agrupar no armário, veja:
- Peças íntimas;
- Camisas;
- Calças;
- Bermudas;
- Saias;
- Bolsas;
- Roupas de camas e etc.
3 – Para cada categoria de roupa, escolha um lugar
Está tudo organizado em categorias? A etapa seguinte agora é determinar onde cada uma das peças vai ficar. Para muitos, esse é o momento mais difícil!
No entanto, é possível agilizar essa etapa, basta que você analise quais são as roupas mais difíceis de serem dobradas e em seguida coloque-as nos cabides, combinado?
Aqui estamos falando de roupas mais pesadas, que ocupam mais espaço quando dobradas e que amassam com muita facilidade. Entendeu por que elas devem ir para os cabides?
Então, as gavetas podem ser usadas para as peças íntimas e roupas que você utiliza em casa. Para facilitar, vale comprar separadores, pois eles ajudam na hora de organizar tudo certinho.
4 – Atenção na forma de dobrar as roupas
Dobrar as peças de maneira correta é a melhor forma de garantir que elas ocupem menos espaço dentro do guarda-roupa. Além de evitar que elas fiquem amarrotadas e precisem ser passadas novamente.
Hoje é possível dobrar todas as peças de uma mesma maneira, usando dobradores ou moldes, por exemplo.
Entretanto, se você não tem esses itens facilitadores em casa, siga o passo a passo abaixo:
- Alise a roupa antes de começar a dobrar;
- Comece dobrando os lados da camisa, unindo as costuras;
- Então, dobre as mangas para dentro;
- Para calças, você deve unir as costuras laterais, em seguida dobre o fundo das pernas, leve a barra até o cós e então finalize dobrando mais uma vez.
5 – Considere a praticidade
Além das dicas para organizar seu guarda-roupa que foram citadas acima, é fundamental que você considere também a praticidade do dia a dia.
Isso porque, é necessário que você consiga encontrar tudo com facilidade. Por isso, as peças que você mais utiliza na sua rotina devem ficar em destaque no armário, sendo mais fáceis de acessar.
Inclusive, use essa mesma premissa para os acessórios e outros itens que fazem parte do seu dia, como perfumes, maquiagens, por exemplo, deixando mais no fundo o que você não utiliza com tanta frequência.
6 – Utilize caixas organizadoras
Para finalizar, você também pode usar caixas organizadoras, especialmente para itens menores. Além de ser possível reaproveitar caixas que você tem em casa, como aquelas de presente, existem no mercado opções feitas com tecido.
A partir do momento que você reúne dentro de um mesmo recipiente alguns itens, automaticamente sobra mais espaço no armário. Espaço este que pode ser aproveitado de outra forma.
Assim, vale a pena usar as caixas organizadoras para armazenar:
- Maquiagens;
- Lenços;
- Gravatas;
- Lençóis, etc.
Conclusão
O serviço doméstico pode ser realmente cansativo para a maioria das donas e donos de casa, por isso nada melhor do que encontrar meios de facilitar a rotina de trabalhos do lar.
Estas foram as 6 dicas para organizar seu guarda-roupa que irão facilitar o seu dia a dia. Então, coloque-as em prática e veja como manter tudo em ordem é muito mais simples do que você imaginava.