Entrevista de emprego: O que fazer [ou não fazer]?

Você enviou seu currículo, passou pelo funil inicial de seleção e agora foi convidado para a entrevista de emprego? Esse é um ótimo sinal de que você provavelmente tenha o perfil profissional que a empresa precisa.

No entanto, para ser contratado efetivamente é necessário passar credibilidade e confiança para o recrutador durante a entrevista. Para isso, você precisa se preparar!

Logo, hoje montamos esse guia completo sobre o que fazer e o que não fazer na entrevista de emprego. Acompanhe abaixo!

O que fazer antes da entrevista?

Se você foi convidado para a entrevista, é porque seu currículo foi bem elaborado e você tem os requisitos iniciais para preencher a vaga da empresa.

Contudo, é preciso se preparar antes de ficar frente a frente com o recrutador. Por isso, algumas dicas vão ajudar:

  • Pesquise sobre a empresa – para que você se saia bem, pesquise sobre a empresa, conheça um pouco da história dela, os serviços e produtos que ela oferece, a missão e os valores dela;
  • Entenda bem a vaga a qual você se candidatou – leia com bastante atenção o escopo da vaga a qual você se candidatou e relacione as suas habilidades com as atribuições da oportunidade;
  • Exercício de autoconhecimento – reflita antes da entrevista de emprego sobre os seus pontos fortes e fracos, isso vai ajudá-lo a se preparar e se apresentar adequadamente diante do recrutador.

Chegou a hora da entrevista: o que fazer?

Agora que você já se preparou, chegou a hora da entrevista e para conseguir sair-se bem é preciso que você saiba o que fazer. Para ajudar, separamos algumas dicas também:

  • Vestimentas – vista-se de acordo com a vaga que você pretende preencher. Essa é uma ótima maneira de passar a imagem certa para o recrutador;
  • Sua história – fale sobre quem você é, resuma a sua trajetória profissional e mostre que você se identifica com o ramo que a empresa atua, sempre fazendo ligações entre as suas habilidades e a vaga de emprego;
  • Competências profissionais – seja claro sobre as suas competências profissionais, mostrando exemplos práticos que comprovam as suas aptidões;
  • Objetivos e metas para o futuro – fale brevemente sobre seus planos para o futuro, mostrando onde você gostaria de chegar profissionalmente e como a vaga que você se candidatou pode ajudar na realização desse objetivo;
  • Qualidades e defeitos – seja honesto quanto às suas qualidades e defeitos. Não tente impressionar falando que você é perfeccionista, os recrutadores estão cansados de ouvir isso. Mostre as suas limitações, mas sempre aponte como você pretende superá-las.

Perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego

Além dos fatores citados anteriormente, existem algumas perguntas comuns em uma entrevista de emprego e é fundamental que você saiba como respondê-las adequadamente. Confira!

Por que você se interessou pela vaga?

Ao fazer essa pergunta, o entrevistador tem como objetivo entender porque você está saindo do seu emprego atual ou buscando uma nova oportunidade nesse novo cargo.

Então, a dica é ser sincero sobre as suas intenções, evitando falar de forma negativa sobre as suas experiências anteriores ou até mesmo dar respostas genéricas, como “procuro novos desafios”, por exemplo.

Qual a sua pretensão salarial?

Quando a remuneração não é divulgada, uma das perguntas mais comuns na entrevista de emprego é referente a pretensão salarial do candidato. Inclusive, a sua resposta pode ser decisiva para a contratação, então cuidado!

Logo, faça seu “dever de casa” e pesquise na internet a média salarial do cargo que você pretende ocupar, considerando sempre o seu nível de experiência.

Por que devemos contratá-lo?

Essa é uma pergunta que deixa muitos candidatos sem reação quanto à resposta. Afinal de contas, é difícil explicar porque você é o candidato certo para aquela vaga, não é mesmo?

No entanto, a resposta é bem mais simples do que você imagina: basta que você descreva as suas habilidades e experiências que você tem e que qualificam você para a oportunidade.

Você tem alguma pergunta?

Essa costuma ser a última pergunta e é a oportunidade perfeita para você mostrar que pesquisou sobre a empresa e a vaga. Então, aproveite o gancho e faça perguntas, isso mostra que você tem interesse real na vaga.

O indicado é que você questione sobre a cultura da empresa, a rotina de trabalho e outras questões pertinentes.

E o que não fazer na entrevista de emprego?

É fundamental ainda destacar algumas coisas que você não deve fazer durante a entrevista. Veja:

  • Evite falar sobre partidos políticos e qualquer coisa relacionada a política;
  • Não utilize palavrões e nem gírias, mantenha a formalidade na comunicação;
  • Em hipótese alguma faça uso de piadas, leve a sério o momento da entrevista;
  • Não force intimidade com o entrevistador, algumas condutas levam a desclassificação e desrespeito é uma delas;
  • Por fim, não minta sobre a sua formação e experiência profissional. A verdade sempre vem à tona e mentiras causam muitos problemas.

Chegando a sua entrevista de emprego bem preparado – Conclusão

Aqui você entendeu o que fazer e o que não fazer durante uma entrevista de emprego. Agora é só relaxar e torcer para que a empresa entre em contato com você novamente, mas agora para realizar a contratação. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima