K2 – A Montanha mais perigosa do mundo

Por quê o jogo do bicho e o bingo foram proibidos no Brasil?
25/11/2016
Colônia em Marte será possível em menos de 100 anos
28/11/2016

K2 – A Montanha mais perigosa do mundo

Com 8.611 metros, a segunda montanha mais alta do mundo – só perde para o Everest – é a campeã no quesito perigo. Para cada quatro alpinistas que chegam ao topo do K2, no Himalaia, um morre. “As condições são tão ruins que se passam anos sem que alguém chegue ao cume”, diz Waldemar Niclevicz, único brasileiro a vencer a montanha.

Por quê ela é tão perigosa?

Avalanches, nevascas, paredões inclinados, instabilidade climática fazem parte dos perigos do K2.

Muitas fendas são cobertas por neve, tornando-se legítimas armadilhas. Para evitar surpresas, em alguns trechos, os alpinistas andam presos uns nos outros por cordas.

escalada_k2

Para chegar à base da montanha, é preciso percorrer, por sete dias, quase cem quilômetros de trilha acidentada a pé. O Everest é habitado até os 5 mil metros de altitude, enquanto no K2 as últimas vilas estão a 3 mil metros. Ou seja, na descida o caminho de volta à civilização é bem mais longo. Além disso, diferentemente do Everest, que tem bosques e até algumas cachoeiras no percurso, o K2 é uma montanha muito árida. Não há nem água potável. É um ambiente desolador, o que torna a subida psicologicamente ainda mais difícil.

A montanha está sujeita a seis frentes de ar diferentes, por isso o (mau) tempo muda a toda hora. Além da baixa temperatura – a sensação térmica pode chegar aos 50 ºC negativos -, o inferno meteorológico conta com nevascas, neblina e ventanias de até 100 km/h, e quanto mais alto mais rarefeito é o oxigênio. Em 1995, seis pessoas morreram depois de serem lançadas no abismo por um vendaval.

Realizar o desafio é para poucos!

Veja alguns comparativos entre o Everest e o K2:

k2

Altura – 8 611 m

Pessoas que chegaram ao cume – 299

Mortes – 77

Taxa de fatalidade – 25,75 %

Everest

Altura – 8 884 m

Pessoas que chegaram ao cume – 2 972

Mortes – 208

Taxa de fatalidade – 7%

 

 

Comentários

Jonathan N. Ramos
Jonathan N. Ramos
Sou Jonathan, tenho 20 anos, nascido em Valhalla, NY. Fotógrafo amador, apaixonado pela natureza, filosofia, cinema. Sempre acompanhado de uma xícara de café e uma boa música! "Sejam todos muito bem vindos ao mundo maravilhoso das curiosidades!"

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar
Esconder
//]]>