Encontrado novo minério capaz de converter luz solar e calor em eletricidade

Hansgrohe – a torneira que pode economizar 2,66 bilhões de litros de água por ano
24/02/2017
Vida eterna até 2045? Conheça o projeto AVATAR
06/03/2017

Encontrado novo minério capaz de converter luz solar e calor em eletricidade

Com as energias renováveis conquistando mais espaço para substituir os combustíveis fósseis, cientistas da Universidade de Oulu, na Finlândia, descobriram um mineral capaz de transformar luz solar, calor e energia cinética em eletricidade.

Chamado de KBNNO, o mineral é um tipo de cristal pertencente à família perovskita. Sua característica principal é produzir energia a partir de algumas fontes, como raios solares, temperatura e movimento.

Esta é a primeira vez que pesquisadores conseguem identificar um material que possa converter as três fontes simultaneamente. Porém a energia gerada pelo mineral é pequena e pode ser utilizada como um modo alternativo de carregar aparelhos eletrônicos e high-tech, já que não possui energia o suficiente para abastecer uma casa inteira, por exemplo.

De acordo com o estudo, o único empecilho da descoberta é a eficácia da produção de energia do KBNNO, que é menor em relação aos perovskita especializados.

Os cientistas esperam que ajustes na composição do mineral possam suprir a carência das células solares quando não há luz solar, aumentando a sua eficiência energética. A expectativa é que o material seja comercializado a partir de 2018.

Fonte: Superinteressante

Comentários

Jonathan N. Ramos
Jonathan N. Ramos
Sou Jonathan, tenho 20 anos, nascido em Valhalla, NY. Fotógrafo amador, apaixonado pela natureza, filosofia, cinema. Sempre acompanhado de uma xícara de café e uma boa música! "Sejam todos muito bem vindos ao mundo maravilhoso das curiosidades!"

Os comentários estão encerrados.

Mostrar
Esconder
//]]>