1 Ano após o acidente em Mariana

Vida após a morte?
04/11/2016
Confirmado filme sobre Ayrton Senna!
06/11/2016

1 Ano após o acidente em Mariana

Processed with VSCOcam with f2 preset

No dia 5 novembro do ano passado a barragem de Fundão se rompeu, destruindo distritos e contaminando o Rio Doce. Dezenove pessoas morreram. Nesta semana, o Ministério Público Federal em Minas Gerais denunciou 22 pessoas e as empresas Vale, Samarco, BHP Billiton e VogBR pelo rompimento da barragem. Dos denunciados, 21 são acusados de homicídio qualificado com dolo eventual, quando se assume o risco de matar. Após 1 ano do acidente, as multas da empresa não foram pagas e as feridas dos que sofreram não foram cicatrizadas. Os efeitos ainda podem ser notados, e os locais atingidos se tornaram ruínas de um desastre lamentável. Muitos dos trechos do rio permanecem mortos.

noticia_mariana-tragedia

 

Peritos da Organização das Nações Unidas (ONU) lançaram um apelo para que as autoridades brasileiras tomem “medidas imediatas para solucionar os impactos ainda persistentes do colapso letal de uma barragem de rejeitos de mineração no Brasil, ocorrido no dia 5 de novembro de 2015. Diversos danos ainda não foram tratados e nem solucionados, entre eles o acesso seguro à água para consumo humano, a poluição dos rios, a incerteza sobre o destino das comunidades forçadas a deixar suas casas. A resposta do governo e das empresas implicadas tem sido “insuficiente”.

As medidas que esses atores vêm desenvolvendo não bastam para lidar com as massivas dimensões dos custos humanos e ambientais decorrentes desse colapso, que tem sido caracterizado como o pior desastre socioambiental da história do país. A impressão que se passa é de que a empresa está realizando o mínimo para não dizerem que “não estão fazendo nada”.

Após um ano, muitas das 6 milhões de pessoas afetadas continuam sofrendo

Comentários

Jonathan N. Ramos
Jonathan N. Ramos
Sou Jonathan, tenho 20 anos, nascido em Valhalla, NY. Fotógrafo amador, apaixonado pela natureza, filosofia, cinema. Sempre acompanhado de uma xícara de café e uma boa música! "Sejam todos muito bem vindos ao mundo maravilhoso das curiosidades!"

7 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar
Esconder
//]]>